segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Resenhas e artigos: O desafio do trabalho acadêmico ou científico

"Eu ontem desci as pedras, oh as pedras.
Vi, desci e cunhei um punhado de pedras"
Cesar Vallejo, poeta e escritor latinoamericano.









A citação acima, que me ocorre - como deve ocorrer a outros que encaram o desafio da pesquisa - seja acadêmica ou científica, bem que poderia ser entendida com a que segue :


"No meio do caminho tinha uma pedra,
tinha uma pedra no meio do caminho..."
Carlos Drummond de Andrade, poeta e escritor brasileiro.






E ambas, seguiriam confirmando uma a outra.
Tal como a oportunidade de empreender, surge muitas vezes a necessidade de escrever sobre o que está sendo empreendido. Assuma você, neste instante, papel de cientista, pesquisador, professor ou aluno.

Como colocaria o sempre gigante Carlos Drummond de Andrade:
E agora José?


Como alguém que já encara esta possibilidade a algum tempo (deixemos de lado o quanto, exatamente...), é possível admitir que a prática e o exercício constante, profissional, do pensamento em forma de escrita, acaba por nos conferir uma certa capacidade de construir aquela que será, em outras palavras, uma espinha dorsal para o texto proposto.

Mas a verdade é apenas uma: Escrever sobre algo - ou alguém, de maneira simples (a linguagem rebuscada é propósito de quem deseja complicar), objetiva (a redundância e abuso do uso de palavras é promotor do desinteresse), acessível (nenhum leitor é igual ao outro) - e resumida (os discursos imensos sobre algum assunto são obra de políticos que não cumprem com o prometido) como no caso de uma Resenha, é sempre um desafio!

Até porque - independentemente da capacidade de quem escreve, nenhum ser humano conhecido é capaz de ser um "expert" ou especialista em todos os assuntos possíveis. Fato.
A produção do texto acadêmico ou científico, portanto, tem que nascer na seara de uma das maiores - e mais esquecidas virtudes humanas: a humildade.

(I) É preciso vislumbrar no propósito da construção de nosso texto - seja ele uma Resenha (mais simples) ou um Artigo (um pouco mais trabalhoso), algo que para nós seja desafiador ou inusitado.
Nasce à partir daí, mais da metade do combustível que é necessário para impulsionar a nossa "máquina do pensamento" na direção correta.

Sabemos, também, que a língua portuguesa tem história: Já percorreu os caminhos de clássicos da literatura e desaguou na modernidade dos neologismos e das gírias da tecno-highway (internet). Outro fato.
A produção do texto acadêmico ou científico, assim, não pode dissociar-se do conjunto de regras pré-estabelecidas para a construção, ordenamento e promoção do pensamento.


(II) É preciso que a construção do nosso texo -seja uma Resenha ou Artigo, seja fundada na prática de uma gramática culta, e seu formato esteja de acordo com as normas (ABNT e/ou outras) que sejam atribuídas para a sua elaboração. E para que isto não se transforme em um dificultador a mais, é muito importante que atenção seja dispensada aos manuais de procedimentos, editados com esta finalidade.

Se por um lado, temos presente para análise, o produto final do pensamento de um determinado autor (no caso de livro, artigo ou outra publicação existente), é bem verdade que do outro temos a nossa própria visão, idéia ou pensamento a respeito de um determinado tema. Realidade.



(III) Se nos cabe, então, a tarefa da sintese sobre uma obra, devemos lembrar - especialmente para a construção de uma Resenha - mas mesmo na elaboração de um Artigo, que devemos estabelecer de forma clara as fronteiras entre o que seja um resumo avaliativo ou crítico (onde ressaltamos no âmbito do que o autor escreve, as nossa possíveis impressões sobre o tema, reforçando a concordância - ou mesmo expressando nossa opinião própria) ou um resumo demonstrativo (onde vamos nos apenas nos concentrar em extrair da obra, trechos ou passagens que possam conferir a quem nos ler, uma idéia precisa do que o autor pretende descrever com ela).

Para aqueles que estão neste processo de construção - de Resenhas ou Artigos, vale a lembrança:

a) Tenha uma idéia clara sobre o que o trabalho acadêmico ou científico representa- no caso de uma Resenha, tanto para quem escreveu sobre algo que você avalia, como para você que escreve esta avaliação;
b) Procure abordar um tema, para os primeiros passos, no qual você se sente mais confortável para ler, avaliar, discutir;
c) Não se limite a uma fonte de informação, quando houver dúvidas- especialmente relativas a formatação de um texto, buscando orientadores, profissionais ou outros trabalhos publicados, se for o caso;
d) Dedique-se, de forma permanente, ao exercício de escrever sobre algum tema que lhe seja apropriado, ainda que não necessariamente, seja o objetivo final de seu trabalho - no caso de um Artigo, mas que possa ser utilizado como referência ou reforço ao final, e
e) Desenvolva sua própria "zona de conforto" para escrever, expandindo-a sempre que seja necessário, tanto e termos específicos (conteúdo) como o que seja relativo ao ambiente em que este momento se dá.



Esta é apenas uma pequena contribuição sobre o assunto.
Mas não se esgota por aqui.
Aguardem!








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